8º Encontro de Arqueologia do Algarve - "A Arqueologia e as outras Ciências"

5/8/10

El plazo límite de presentación de propuestas para posters acaba a finales de agosto

O Encontro de Arqueologia do Algarve, este ano temático, dedicar-se-á exclusivamente à divulgação de trabalhos que tenham subjacentes estratégias de interdisciplinaridade intitulando-se: “ A Arqueologia e as Outras Ciências”.
O mesmo terá lugar em Silves nos dias 21, 22 e 23 de Outubro e conta com a habitual organização da Câmara Municipal de Silves que este ano, dada a sua especificidade, tem como parceiros, além da Universidade do Algarve, do IGESPAR e da DRC Algarve, também o Instituto Tecnológico e Nuclear.

Aceitam-se propostas de comunicação ou poster para divulgação de trabalhos que tenham tido lugar no Algarve ou fora da região e que se enquadrem nas seguintes áreas:

ARQUEOBOTÂNICA - Estudos de restos botânicos (pólenes, carvões, sementes, fitólitos...) pertinentes para o conhecimento da evolução dos cobertos vegetais ou da utilização destes recursos por parte dos grupos humanos.

ARQUEOMETALURGIA - Estudos sobre metalurgia antiga, designadamente sobre composições elementares das ligas metálicas e cadeias operatórias, bem como sobre restos de operações metalúrgicas (cadinhos, moldes, escórias, pingos de fundição, fornalhas, algaravizes).

BIOANTROPOLOGIA - Estudos de antropologia biológica, designadamente estudos arqueotanatológicos dos contextos no terreno e estudos paleobiológicos de indivíduos e séries exumadas (perfil biológico e episódios patológicos), para caracterização das populações a partir dos seus vestígios ósseos.

DATAÇÃO ABSOLUTA - Aplicações de métodos de datação absoluta - radiocarbono, luminescência (TL, OSL) ou outros - no estabelecimento de cronologias de sítios arqueológicos e/ou de períodos culturais.

ESTUDOS DE PROVENIÊNCIA - Estudos que, através da aplicação de métodos instrumentais de análise química, estrutural, mineralógica, isotópica ou outra, permitam estabelecer uma origem comum para grupos de artefactos arqueológicos, nomeadamente para cerâmicas, metais e líticos.

GEOARQUEOLOGIA E GEOFÍSICA - Estudos de território e de organização espacial dos habitats, com base em análises de depósitos de natureza antrópica (sócio-histórica) e respectiva relação estratigráfica, estudos de teledetecção e prospecções geofísicas.

MUSEOGRAFIA ARQUEOLÓGICA - Estudos arqueométricos de artefactos ou colecções de artefactos que tenham em vista a respectiva conservação ou tratamento de restauro. Estudos de caracterização ou monitorização de espaços ou edifícios, no âmbito de planos de conservação preventiva.
ZOOARQUEOLOGIA - Estudos sobre colecções de restos faunísticos (mamalógicos, malacológicos, ou outros) provenientes de contextos arqueológicos e, assim, relevantes para o conhecimento das estratégias de exploração animal pelas populações do passado.

Outros estudos que, tendo como ponto de partida a investigação histórica-arqueológica, evidenciem uma estratégia de interdisciplinaridade e não se insiram nas áreas atrás descritas.

As propostas deverão conter título, nome do/s autor/es e curriculum resumido (até uma página), bem como um resumo da apresentação, de dimensão não inferior a 1500 caracteres e não superior a 3000 caracteres. Estas deverão ser enviadas até ao dia de Agosto para a Comissão Organizadora através deste endereço de email (maria.goncalves@cm-silves.pt ) que as reencaminhará para a Comissão Científica.

Noticias relacionadas

Comenta la noticia desde Facebook

Comentarios

No hay comentarios.