Exposición: "Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no Ocidente"

14/7/10 .- http://www.cm-silves.pt/

A exposição Do Gharb ao Algarve: uma sociedade islâmica no Ocidente é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 16 de Julho, pelas 19.30, na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves.
.

A mostra, da qual sou comissário científico, reúne mais de centena e meia de peças, provenientes de cerca de vinte instituições nacionais, e pretende dar uma visão do que foi a islamização na região algarvia.

.

A exposição, que se integra na iniciativa Algarve - do reino à região, promovida pela Rede de Museus do Algarve, compreende quatro espaços complementares:

1) Uma área expositiva sobre o Algarve no período islâmico;

2) Uma sala sobre o legado mediterrânico no Algarve, que lança pontes de contacto com o presente;

3) Um espaço onde, mensalmente, serão expostas peças provenientes de museus fora da região algarvia;

4) Uma área de animação onde, entre outras actividades, será feita a projecção do documentário sobre o rei-poeta Almutâmide, da autoria de Maria Júlia Fernandes.

.

Integram ainda a exposição o edifício do Museu Municipal, onde se encontram patentes trabalhos fotográficos de Mariano Piçarra, o espaço do castelo e o núcleo arqueológico da Biblioteca Municipal.

.

Colóquios e debates fazem ainda parte desta iniciativa, que se prolonga até Fevereiro de 2011 e que é promovida e organizada pela Câmara Municipal de Silves.

Noticias relacionadas

Comenta la noticia desde Facebook

Comentarios

No hay comentarios.