X Encontro Internacional de Estudos Medievais. Brasil, 1-5 de julio 2013

10/12/12 .- http://www.medievalismo.org

"X Encontro Internacional de Estudos
Medievais (EIEM)", organizado por la "'Associação Brasileira de Estudos
Medievais (ABREM)", y que tendrá lugar en la Universidade de Brasília (UnB),
del 01 al 05 de julio de 2013. Inscripciones e información en
http://decimoeiem.wix.com/x-eiem , o por mail: decimoeiem@gmail.com.


A Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) organizará, entre os dias 01 e 05 de julho de 2013, na Universidade de Brasília (UnB), seu X Encontro Internacional dos Estudos Medievais: diálogos ibero-americanos.
O objetivo principal é contribuir para o estreitamento das relações entre os medievalistas que se dedicam a estudar a Idade Média ibérica. Por um lado, espera-se propiciar o encontro entre especialistas latino-americanos, que em alguns países trabalham de forma precária e solitária, e aprofundar os contatos que vários institutos e laboratórios têm com os pesquisadores portugueses e espanhóis. Ainda neste sentido, pretende-se incentivar a formação de redes de pesquisa interinstitucionais e internacionais. Por outro, deseja-se discutir o próprio medievalismo ibero-americano.
No que concerne aos contatos entre medievalistas, espera-se conseguir que todos os países latino-americanos estejam representados em diferentes vertentes do medievalismo (filosofia, história, literatura e história da arte). Assim, a ABREM já deu início a uma série de iniciativas para que essa meta seja alcançada. Do mesmo modo, tentar-se-á mobilizar especialistas europeus para que o diálogo seja o mais complexo e o mais completo possível. O estabelecimento de redes depende principalmente de iniciativas pessoais e institucionais, mas a ABREM pretende contribuir por meio da disponibilização de um espaço, onde os participantes poderão apresentar e expor os projetos nos quais estejam envolvidos, o que possibilitará a identificação de oportunidades de colaboração.
Com relação à proposta de diálogo, o X EIEM organizará mesas-redondas, cujo intuito é promover uma reflexão crítica sobre os caminhos do medievalismo ibero-americano em vários aspectos: modelos interpretativos, objetos de estudo, fontes. Estão previstas quatro mesas-redondas - filosofia, história, literatura e história da arte – e os três componentes, na medida do possível, deverão propor diferentes abordagens. A data limite para o envio do texto escrito é 30 de abril de 2013, a fim de permitir que o conjunto das contribuições dos participantes seja previamente problematizado pelos coordenadores e seu resultado distribuído entre os demais componentes da mesa, para que durante o Encontro se estabeleça um bom diálogo e uma discussão aprofundada.
De acordo com a tradição já assentada, o X EIEM contará com algumas conferências proferidas por especialistas e com sessões de comunicações, nas quais os pesquisadores poderão apresentar seus trabalhos. Entretanto, acatando a decisão da Assembleia do IX EIEM, realizada em Cuiabá, em julho de 2011, as comunicações serão submetidas à avaliação do comitê científico, que fará uma seleção. No ato da inscrição, será obrigatória a submissão do trabalho completo (mínimo 05 páginas; máximo, 08). O prazo das inscrições para comunicações se encerra no dia 28 de fevereiro de 2013.
Também fruto da decisão da referida Assembleia, haverá a possibilidade da criação de Grupos de Trabalho (GT), nos moldes de outras associações, por se entender que há alguns grupos de pesquisa já estabelecidos que poderiam aproveitar os Encontros da ABREM para se reunirem, além de possibilitar a formação de novos. No caso dos GT, os seus proponentes serão responsáveis pela avaliação e seleção dos trabalhos inscritos. O período para a proposta de criação de GT terminará no dia 16 de novembro de 2012; o prazo para submissão de comunicações para os GT encerra-se no dia 28 de fevereiro de 2013.

Comissão Organizadora do X EIEM-ABREM


Prof. Dra. Maria Eurydice de Barros Ribeiro (PEM-UnB)
Prof. Dra. Maria Filomena Pinto Da Costa Coelho (PEM-UnB)
Prof. Dra. Edlene Oliveira Silva (PEM-UnB)
Prof. Dra. Cláudia Costa Brochado (PEM-UnB)
Ms. Alécio Nunes Fernandes (PEM-UnB)



Comissão Científica


Prof. Dr. Anderson D’Arc Ferreira (UFPB)
Prof. Dra. Angelita Marques Visalli (UEL)
Prof. Dra. Dulce Oliveira Amarante dos Santos (UFG)
Prof. Dra. Elizabeth Dias Martins (UFC)
Prof. Dra. Lívia Lindóia Paes Barreto (UFF)
Prof. Dra. Marcella Lopes Guimarães (UFPR)
Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva (USP)
Prof. Dr. Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA)
Prof. Dr. Marcos Nunes Costa (UFPE)
Prof. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira (USP)
Prof. Dra. Maria Simone Marinho Nogueira (UEPB)
Prof. Dra. Patrícia Grau-Dieckmann (UBA)

Noticias relacionadas

Comenta la noticia desde Facebook

Comentarios

No hay comentarios.

Para escribir un comentario es necesario entrar (si ya es usuario registrado) o registrarse